Manaus – A fala da influenciadora Amanda Araújo, que é manauara e mora no Rio de Janeiro, reacendeu um debate nas redes sociais sobre que significa a palavra “taberna”, comum no vocabulário da população de Manaus, após ela ter uma conversa com o noivo, natural de Brasília, e descobrir um significado diferente.
A criadora de conteúdo compartilhou o vídeo em que questiona seguidores, principalmente os manauaras, sobre o uso da palavra. Segundo ela, o termo “tabaerna” é utilizado para se referir a pequenos comércios de bairro, ou simplesmente mercadinhos, que pode vender desde produtos de limpeza até alimentos básicos.
“Uma perguntinha aqui, galera de Manaus. Só a galera de Manaus fica aqui agora, tá? Taberna. Taberna pra ti, Manauara, o que que é? Pra mim, taberna é um mercadinho pequeno. É uma coisa assim, é um lugar pequeno que vende tudo. Ou o que a gente precisa. Tem detergente, tem sabão, pedra, tem até pão às vezes”, disse Amanda.
No entanto, após a conversa com o noivo, natural de Brasília, Amanda descobriu que para ele, “taberna” seria um tipo de bar, associado à venda de bebidas alcoólicas.
“Pra você, o que que é taberna? Perguntando aqui pro meu noivo que ele é de Brasília”, questionou Amanda.
“Tipo um bar. Vende bebida”, respondeu o noivo. “Não existe isso. Taberna é um mercadinho pequeno. Pra você, é um bar. Então, gente, por favor. Vamos ver. Eu tô com medo de estar errada, de ser a única Manauara que acha isso”, respondeu Amanda.
Veja vídeo:
(Reprodução Instagram @liamands):
Fonte: D24am.