Paraná – O atleta de jiu-jitsu Willian Masuda, conhecido como Kabuto, sofreu uma grave lesão na coluna cervical durante o Super Pro Jiu-Jitsu 2026, no último sábado (22), em Londrina (PR). Faixa-preta da modalidade, ele perdeu os movimentos e a sensibilidade do tórax para baixo e permanece internado em uma UTI.
Kabuto enfrentava Juliano Di Pelli Machado quando sofreu um golpe conhecido como “bate-estaca”, movimento proibido no jiu-jitsu por causa do risco de lesões. Na técnica, o atleta é levantado e projetado de cabeça para baixo contra o chão.
Willian sofreu uma fratura na parte alta da coluna cervical e passou por uma cirurgia que durou quase 10 horas. O procedimento foi realizado após a equipe médica identificar a gravidade da lesão.
Apesar do quadro, Kabuto está clinicamente estável e respira sem auxílio de aparelhos. Ele apresenta pequenos movimentos nos braços, mas continua sem movimentos ou sensibilidade do tórax para baixo. Ainda não há previsão de alta.
Família esclarece tratamento experimental
A família do atleta também se manifestou sobre mensagens relacionadas à polilaminina, terapia experimental estudada no Brasil para casos de lesão medular.
Segundo o comunicado, a possibilidade de utilizar o tratamento já foi discutida com o neurocirurgião responsável pelo caso. No entanto, os médicos ainda não indicaram uma nova intervenção para aplicação da substância.
A família explicou que o procedimento depende de critérios específicos e da avaliação das condições clínicas e neurológicas do paciente. A possibilidade não foi descartada e continua sendo acompanhada pela equipe médica.
Fernanda Mayumi, mulher de Kabuto, criou uma vaquinha para ajudar a custear o tratamento e a recuperação do atleta. A família pede apoio para enfrentar as despesas decorrentes da internação e do processo de reabilitação.
Veja o vídeo:
Lesão gravíssima no campeonato de BJJ em Londrina!
— José Louis (@concatenarsim) August 23, 2026
isso aqui foi tentativa de homicídio!!! pic.twitter.com/Q7toqusPtq
Fonte: D24am.