Acre – Um bebê que havia sido declarado natimorto após nascer prematuro foi retirado do próprio velório neste sábado (25) após família ouvir choro em caixão momentos antes do sepultamento. José Pedro, é filho de Sabrina Souza da Costa, moradora de Pauini (a 923 quilômetros a sudoeste de Manaus), que estava em Rio Branco para tratamento médico. O parto ocorreu prematuramente na noite de sexta-feira, após apenas cinco meses de gestação.
De acordo com informações, a família já estava reunida para o funeral quando um choro foi ouvido vindo do caixão, causando desespero e espanto. A criança foi levada imediatamente de volta à Maternidade Bárbara Heliodora.
Segundo a Secretaria de Saúde do Acre (Sesacre), o bebê foi reanimado, mas apresentou sinais de hipotermia e foi transferido para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal. O estado de saúde de José Pedro é considerado gravíssimo.
Em nota, a Sesacre informou que todos os protocolos de reanimação haviam sido seguidos após o parto e que, diante da nova situação, abriu uma apuração interna para investigar as circunstâncias em que o recém-nascido foi dado como morto.
O caso também está sendo investigado pela Polícia Civil, que apura a conduta dos profissionais envolvidos na declaração de óbito. O inquérito deverá determinar se houve negligência ou falha no procedimento médico.
Veja vídeo:
Fonte: D24am.