Weather Data Source: Tempo para os próximos 25 dias

Escolas do Amazonas são alertadas pela Seduc sobre golpistas que ameaçam exigindo dinheiro via PIX

Compartilhe:

Amazonas – A Secretaria de Educação do Amazonas (Seduc-AM) emitiu um importante alerta a todas as escolas do estado após identificar uma nova ameaça que coloca em risco a segurança das unidades de ensino. Golpistas estão se passando por líderes de facções criminosas e exigindo dinheiro via PIX para evitar ataques às escolas.

O aviso divulgado pela Seduc abrange tanto as instituições da rede pública quanto da rede privada, visando proteger toda a comunidade escolar e evitar possíveis prejuízos financeiros e ameaças à integridade das escolas.

Segundo informações da Seduc, os criminosos estão agindo principalmente por meio de ligações telefônicas. Durante os contatos, os golpistas se fazem passar por líderes de facções e fazem exigências de pagamentos utilizando o sistema de transferência instantânea PIX.

O Coordenador do Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar (Nise), o delegado Denis Pinho, alerta para o terrorismo psicológico utilizado pelos estelionatários para coagir suas vítimas. Os golpistas ameaçam as escolas com represálias, como invasões e ataques, caso não recebam os valores solicitados via PIX.

“Esse tipo de golpe, que inicialmente era direcionado a empresas privadas, migrou para atingir pessoas físicas e, agora, inovaram ligando para as escolas. Nossa melhor ação é atuar de forma preventiva nas escolas, em estreita colaboração com gestores, docentes, alunos e a comunidade escolar”, afirmou o delegado Pinho.

Para evitar cair nas armadilhas dos criminosos, o coordenador do Nise enfatiza que é fundamental manter a calma e não realizar transferências de valores. Ele orienta as pessoas a verificarem cuidadosamente todas as informações recebidas, não efetuarem nenhuma transação via PIX e comunicarem imediatamente à polícia e às autoridades por meio dos canais de denúncia disponíveis. Os números de contato para denúncias são: 190, 181 e o whatsapp: (92) 99414-0480 (canal de denúncias do Nise).

O Nise (Núcleo de Inteligência em Segurança Escolar) foi instituído através da Portaria GS nº 311, de 10 de abril de 2023, publicada no Diário Oficial do Estado do Amazonas (DOE). O Núcleo tem como principal objetivo adotar medidas de segurança para prevenir e coibir ataques e crimes que possam ocorrer no ambiente escolar. Dentre as ações monitoradas, estão ameaças, racismo, bullying, ciberbullying, tráfico de entorpecentes e quaisquer outras atividades consideradas transgressões dentro das escolas, afetando estudantes, profissionais da educação e a estrutura das unidades da rede estadual de ensino.

A Seduc reforça a importância da comunidade escolar estar alerta e colaborar com as autoridades para evitar que esses golpes prejudiquem a integridade e a segurança das escolas, garantindo assim um ambiente de aprendizado seguro para todos os estudantes e profissionais da educação no Amazonas.

CM7