PL prevê regular doação de créditos de energia elétrica a hospitais no Amazonas

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Um Projeto de Lei (PL) propõe regular a doação de créditos pela sobras de energia elétrica a hospitais filantrópicos do Amazonas que utilizam placas de energia solar. As unidades que fazem o uso das placas são a Beneficente Portuguesa, em Manaus, e o Hospital Padre Colombo, em Parintins.

O crédito de energia é um sistema de recompensa criado pela Agência Nacional de Energia (Aneel) que possibilita ao consumidor que gera energia solar, faça uma troca com a concessionária. Ou seja, a energia que sobrou nas placas solares é enviada para a concessionária, abatendo automaticamente na fatura de luz do consumidor.

O projeto é de autoria do deputado Roberto Cidade, está em tramitação na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam).

A proposta visa fomentar a solidariedade de cidadãos e empresas a unidades hospitalares que fazem atendimento gratuito à população, sobretudo neste período de pandemia.

Diversas empresas adotaram o sistema home office e produzem energia por meio de placas solares, e os créditos produzidos estavam voltando para as empresas concessionárias.

O PL prevê, também, que a empresa concessionária de energia elétrica disponibilize um cadastro para que entidades filantrópicas se cadastrem para serem contempladas.