Rio Grande do Sul – Vinícius Krug de Souza, um estudante de Engenharia tentou comparecer à sua cerimônia de formatura na última terça-feira (18) com uma suástica pintada no rosto. A atitude foi repudiada Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) que registrou um Boletim de Ocorrência (B.O).
De acordo com a Universidade, ao tomar conhecimento, o vice-reitor e o coordenador de segurança abordaram o estudante e proibiram sua participação na solenidade com a suástica no rosto. Ele alegou que o símbolo era uma imagem hindu, mas foi advertido de que, caso não apagasse a pintura, seria encaminhado à Polícia Federal (PF).
O jovem concordou em remover o símbolo e permaneceu na cerimônia com outras imagens sem relação com o nazismo.
A UFRGS registrou um boletim de ocorrência na Polícia Federal nesta quarta-feira (19) e que avaliará quais medidas administrativas podem ser tomadas. Em nota oficial, a instituição destacou que o formando não exibia símbolos nazistas durante a cerimônia e que a decisão de dar prosseguimento ao evento levou em consideração os demais formandos, familiares e convidados.
Crime
A apologia ao nazismo é crime no Brasil, conforme previsto na Lei nº 7.716/89, com pena de reclusão de dois a cinco anos e multa. A legislação criminaliza a fabricação, comercialização, distribuição ou divulgação de símbolos e emblemas que utilizem a suástica para fins de propagação do nazismo.
Fonte: D24am.