Em menos de um mês, nos dias 17 e 24 de janeiro cerca de 5,6 milhões de candidatos vão realizar a edição impressa do Exame Nacional do Ensino Médio, o Enem.
Com o aumento de mortes devido ao repique da pandemia de Covid-19, as medidas de segurança sanitárias se tornam ainda mais importantes para preservar minimamente os alunos e aplicadores da prova.
Estudantes inscritos no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) poderão acessar o cartão de confirmação de inscrição da prova a partir desta terça-feira (5/1). Com o cartão, o candidato vai verificar o número de inscrição, data, hora e local do exame.
O documento será acessado na Página do Participante, no site do Enem.
Responsável pela aplicação das provas, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) recomenda que o estudante leve o documento no dia de aplicação da prova. Ao todo, 5.783.357 inscrições foram registradas.
Embora as informações já estejam disponíveis, tanto a Página do Participante quanto o aplicativo do Enem apresentam instabilidades. Nas redes sociais, vários estudantes relatam que ainda não conseguiram acessar o sistema.
Além do cartão, o instituto divulgou o cronograma de provas e simulados do Enem, que podem ser realizados como preparação para a prova.
Enem na pandemia
O Enem de 2020 foi adiado para início deste ano em razão da pandemia de Covid-19, depois de pressões de parlamentares, estudantes e educadores.
Na modalidade impressa, as provas serão aplicadas nos dias 17 e 24 de janeiro deste ano para 5,7 milhões de estudantes. O Enem Virtual, por sua vez, será realizado em 31 de janeiro e 7 de fevereiro para 96 mil inscritos.
Nos dias de realização do exame, o uso de máscaras será obrigatório. Também serão adotados protocolos sanitários, como distanciamento social entre as carteiras. Quem estiver com Covid-19 ou outras doenças infectocontagiosas poderá participar da reaplicação das provas em 23 e 24 de fevereiro de 2021.