Weather Data Source: Tempo para os próximos 25 dias

CENA FORTE: Apib denúncia ataques de ruralistas e capangas em terras indígenas

Compartilhe:

Brasília – A Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib), maior referência do movimento indígena no país, denunciou neste sábado (3), nas redes sociais que povos indígenas estão sendo atacados por ruralistas e capangas em terras indígenas. As cenas compartilhadas são bastante fortes.

“As retomadas Guaraní e Kaiowa, Kurupa Yty e Pikyxyin estão sendo violentamente atacadas por ruralistas e capangas neste momento. Há vários feridos a bala de borracha e armas letais no local, também há grande concentração de camionetes em torno da comunidade Yvy Ajere”, diz a publicação.

A organização também acusa a Força Nacional de sair do local e deixar a comunidade desprotegida.

“A Força Nacional simplesmente se retirou do local e deixou as comunidades totalmente desprotegidas ao ataque dos capangas e ruralistas. Estão atirando no pescoço das pessoas. Tem muitas crianças e idosos no local e até o momento recebemos informações de que há pelo menos dez feridos. A comunidade pede socorro, eles estão totalmente abandonados.

A comunidade Guarani e Kaiowá da retomada Guaaroka recebeu a visita de um oficial de Justiça, pela manhã desta sexta-feira (2), na Terra Indígena (TI) Lagoa Panambi. Com base na liminar de reintegração de posse, publicada na semana passada, os indígenas receberam um prazo para a saída da área sem o uso de força policial. Conforme o advogado da comunidade e assessor jurídico do Conselho Indigenista Missionário (Cimi), Anderson dos Santos, a Procuradoria Especializada da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai) recorreu da decisão.

Veja publicação:

Fonte: D24am.