Brasil – Um aluno do Centro de Ensino Médio 9, em Ceilândia, no Distrito Federal, deu uma esponja de aço de “presente” a uma professora negra como homenagem pelo Dia da Mulher. Vídeos registrados por outros alunos mostram o momento que o adolescente do 3º ano do ensino médio entrega a sacola com o material de limpeza sob os risos de outros colegas de classe. O caso ocorreu na última sexta-feira (10).
No vídeo, é possível ver a professora de português, que tem o cabelo crespo, abrindo o pacote e agradecendo ao aluno, por achar que estaria recebendo uma homenagem. No entanto, ao perceber do que se trata o “presente”, ela fica constrangida. Uma aluna ainda diz para ela não aceitar o presente, mas a professora responde: “tudo o que vai volta” e agradece ao aluno enquanto alguns estudantes davam gargalhadas.
A Secretaria de Educação disse que a direção da escola teve conhecimento do caso e vai se reunir com o estudante e com a professora para mais esclarecimentos. Em nota a secretaria disse que “repudia qualquer tipo de preconceito e reforça compromisso e empenho na busca por elementos que permitam o esclarecimento dos fatos, bem como o suporte aos envolvidos”.
Em entrevista à TV Globo, a diretora do Centro de Ensino Médio 9 disse que solicitou ao aluno fazer um texto pedindo desculpas a professora e aos colegas. Os pais do estudante também foram avisados sobre o caso.
Segundo a direção, a escola não registrou boletim de ocorrência porque ainda vai ouvir a professora. A investigação será conduzida pela Delegacia da Criança e do Adolescente de Taguatinga.
Veja vídeo:
O Presidente do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (SINPRO), Samuel Fernandes, se manifestou em nota.
“É lamentável episódio como esse contra professora em exercício da profissão dentro da sala de aula. Precisa ser apurado com o rigor da lei. É apenas mais um exemplo de como os professores são tratados em sala de aula, os professores precisam ser valorizados, os professores merecem respeito”, disse ele.
Cm7