Satélite brasileiro Amazônia – 1 será lançado hoje na índia

Compartilhe:

Hoje dia 27/02 , às 23:50, o satélite 100% brasileiro, Amazônia – 1, será lançado na Índia, na Plataforma de Lançamento do Centro Espacial de Satish Dhawan.

O satélite foi desenvolvido por cientistas e engenheiros brasileiros, durante 12 anos, e será o primeiro 100% nacional a ser colocado em órbita. Pesando 640 kg e com 2,5 metros de altura, o satélite deve ficar localizado a 752 km de distância da terra.

Missão Amazônia

O Amazonia 1 é o primeiro satélite de Observação da Terra completamente projetado, integrado, testado e operado pelo Brasil.

A Missão Amazonia irá fornecer dados (imagens) de sensoriamento remoto para observar e monitorar o desmatamento especialmente na região amazônica e, também, a diversificada agricultura em todo o território nacional com uma alta taxa de revisita, buscando atuar em sinergia com os programas ambientais existentes.

Os dados gerados serão úteis para atender, ainda, outras aplicações correlatas, tais como: monitoramento da região costeira, reservatórios de água, florestas naturais e cultivadas, desastres ambientais, entre outros.

Os dados estarão disponíveis tanto para comunidade científica e órgãos governamentais quanto para usuários interessados em uma melhor compreensão do ambiente terrestre.

A Missão prevê três satélites de sensoriamento remoto: Amazonia 1, Amazonia-1B e Amazonia-2, estando o primeiro em fase final de desenvolvimento.

A índia foi escolhida para o lançamento pois o Brasil ainda não tem um foguete que suporte transportar o equipamento até a órbita.

Avanço

Com a criação e o lançamento do foguete em órbita, o Brasil entra para um grupo de 20 países capazes de produzir seus próprios satélites.