Delegado e investigador da PC-AM são presos por roubo milionário de ouro em RR

Manaus – Uma operação da Polícia Civil de Roraima nesta quarta-feira (26) resultou na prisão preventiva do delegado John Allan Cunha Castilho, de 29 anos, e o investigador Diego Gabriel Rodrigues de Araújo. A dupla é apontada como participante de um esquema criminoso que envolve o roubo de R$ 800 mil em dinheiro e 30 quilos de ouro, durante uma negociação em Boa Vista, Roraima. As prisões ocorrem no âmbito de uma nova fase de apuração sobre um crime cometido no dia 29 de março de 2026, na capital roraimense.

De acordo com a Polícia Civil de Roraima, o influenciador digital Ivan Luiz Bastos Guimarães, conhecido como ‘Itz Ivan’, atuava como intermediador na venda de ouro entre garimpeiros e compradores, mas teria planejado um golpe para desfalcar ambas as partes.

O roubo foi arquitetado na residência do influenciador, onde ocorria a negociação. Após receber o ouro dos garimpeiros, o grupo simulou uma operação policial para roubar os R$ 800 mil que seriam repassados pelo comprador.

Para dar aparência de legalidade à ação criminosa, os envolvidos utilizaram uma viatura descaracterizada, além de armas, distintivos e vestimentas idênticas ou semelhantes às usadas pelas forças policiais. O envolvimento do delegado e do investigador do Amazonas é investigado justamente na execução dessa simulação e cobertura do roubo.

Delegado John Allan Cunha Castilho
 Natural de Goiás, ingressou na Polícia Civil do Amazonas após aprovação no concurso público de 2021. Teve o resultado homologado em 2024 e tomou posse em dezembro daquele mesmo ano. Ele é pós-graduado em Segurança Pública, Direito Penal e Processo Penal. Na corporação amazonense, já foi titular do 75º Distrito Integrado de Polícia (DIP) em Barcelos (interior do estado) e, atualmente, estava lotado na delegacia de Manacapuru, na Região Metropolitana de Manaus.

Investigador Diego Gabriel Rodrigues de Araújo
É graduado em Direito pela Escola Superior Batista do Amazonas (2017) e aprovado no XXII Exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) no mesmo ano. Possui especializações em Direito Penal e Processual Penal, Direitos Humanos e Segurança Pública, Direito Tributário, além de capacitação em Inteligência Policial e passagem por um programa de doutorado na Universidade de Buenos Aires (UBA). Diego gabriel atuou entre 2015 e 2018 como diretor jurídico da Associação de Praças do Estado do Amazonas (APEAM) e exercia suas funções como investigador no DIP de Manacapuru.

Até o momento, a defesa dos policiais suspeitos não foi localizada pelo g1 para comentar as acusações. As investigações continuam para identificar outros possíveis participantes do esquema criminoso.

Fonte: D24am.