Eleições 2022: Wilson Lima sobe em pesquisa enquanto Braga perde vantagem; Amazonino lidera

Compartilhe:

Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp
Share on email

Amazonas – Pesquisa eleitoral divulgada nesta quinta-feira (2/11) pelo Direto ao Ponto Pesquisas mostra que o ex-governador Amazonino Mendes (sem partido) tem 34,5% das intenções de voto para o Governo do Amazonas nas eleições de 2022, seguido de Eduardo Braga (MDB) com 12,6% e o governador Wilson Lima (PSC) com 9,0%. Em outubro, em levantamentos realizados por outros Institutos de Pesquisa de Manaus, o senador Eduardo Braga aparecia com 15% das intenções de voto e o governador Wilson Lima com 7%. O que indica uma tendência de queda de Braga e crescimento de Wilson Lima nos últimos meses.

O senador Plínio Valério (PSDB) e o deputado estadual Ricardo Nicolau (SD) aparecem empatados com 7,5% das intenções de voto.

Veja na íntegra: 

DIRETO AO PONTO PESQUISAS_NOV.2021

Os votos brancos e nulos somam 18,8%, e 10,1% dos eleitores se declararam indecisos.

Se essa tendência vai permanecer, somente as próximas pesquisas dirão.

Pesquisa espontânea

No levantamento realizado de forma espontânea, 87,5% dos eleitores entrevistados afirmam não terem candidato ao Governo do Amazonas ou estarem indecisos.

Amazonino Mendes (sem partido) aparece com 5,5% das intenções de voto. Em seguida, aparece o governador Wilson Lima (PSC) com 2,4%.

Eduardo Braga (MDB) aparece com 0,8%, David Almeida (Avante) com 0,5%, Ricardo Nicolau (SD) e Omar Aziz (PSD) empatados com 0,4%, Romero Reis (sem partido) com 0,3% e Arthur Neto com 0,2%.

Brancos e nulos somam 0,7%. E 0,9% disseram que devem escolher outros candidatos.

Presidência da República

O Direto ao Ponto Pesquisas fez também um levantamento para a presidência da República.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) tem 40,0% das intenções de voto para as eleições presidenciais de 2022, contra 33.2% do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).

Eles são seguidos pelo ex-juiz Sergio Moro (Podemos) com 8,7%, pelo ex-ministro Ciro Gomes (PDT), com 3.0% e pelo governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 1,7%.

Os votos brancos e nulos somaram 7,2%, e 6,2% dos eleitores se declararam indecisos.

Bolsonaro lidera em Pesquisa Espontânea 

Já no levantamento realizado de forma espontânea, 50,7% dos eleitores entrevistados afirmam não terem candidato a presidência da República ou estarem indecisos.

Bolsonaro (PL) aparece com 26,5% das intenções de voto. Em seguida, aparece Lula (PT) com 18,0%.

Sergio Moro (Podemos) aparece com 1,6%, Ciro Gomes (PDT) com 0,8%, Cabo Daciolo (Brasil 35) e João Dória (PSDB) aparecem empatados com 0,3% das intenções de voto.
Brancos e nulos somam 0,5%. 1,3% disseram que devem escolher outros candidatos.

A pesquisa ouviu 809 eleitores em todas as Zonas de Manaus, entre os dias 17 e 21 de novembro. A margem de erro é de 3,5 pontos percentuais e o nível de confiança é de 95%.

Curiosidades

A pesquisa verificou que o número de eleitores Evangélicos, 43,8%, supera o de Católicos, 41,9%. E em ambas as religiões, Amazonino Mendes e Eduardo Braga despontam nos números.

Wilson Lima e Plínio Valério tem uma preferência do eleitorado masculino.

Amazonino Mendes, Eduardo Braga e Ricardo Nicolau tem a preferência do eleitorado feminino.

Nos cruzamentos de intenção de voto para presidente da República e Governador do Amazonas também foi possível observar que a maioria dos eleitores do senador Plínio Valério, tem preferência pelo presidente Jair Bolsonaro.

Que o eleitor do senador Eduardo Braga, tem preferência pelo ex-presidente Lula.

E que o governador Wilson Lima, entre seus eleitores, é o que tem o maior campo de equilíbrio entre os eleitores de Bolsonaro e Lula.

Com informações de CM7…