Em Manaus, os novos radares de velocidade serão instalados na Avenida do Turismo, Coronel Teixeira, Santos Dumont, Torquato Tapajós e Governador José Lindoso, segundo o Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU). O estudo técnico da instalação dos equipamentos, segundo o instituto, será baseado na ocorrência de sinistros de trânsito com vítimas lesionadas e acidentes fatais.
Em 10 de março, o prefeito David Almeida anunciou iniciar a implantação dos radares de velocidade, conhecidos como “corujinhas”, em até um mês em avenidas onde foram registrados aumento no número de acidentes de trânsito na capital.
Ainda de acordo com o prefeito, após a instalação dos radares, os motoristas ainda terão um período educativo 90 dias, sem cobrança de multas.
O IMMU também afirmou que os equipamentos irão monitorar, por três meses, sem a incidência de multas, em caráter pedagógico.
Conforme o IMMU, os pontos de fiscalização serão precedidos de sinalização da regulamentação de velocidade e informativo de fiscalização, de acordo com o Código de Trânsito Brasileiro.
Empresa assina com Prefeitura
Ainda sem previsão para o funcionamento das corujinhas, a empresa responsável pela instalação dos equipamentos deve assinar o contrato no dia 10 de abril. O processo licitatório foi homologado no Diário Oficial do Município, no dia 12 de março deste ano.
Segundo o instituto, os equipamentos serão instalados após a assinatura do contrato, com data a ser definida.
Fonte: G1