Mundo – Morreu, nesta terça-feira (30), Camilo Guevara, filho do guerrilheiro comunista Che Guevara, aos 60 anos. A informação foi confirmada pelo presidente de Cuba, Miguel Díaz-Canel Bermúdez, em sua conta do Twitter.
“Com profundo pesar nos despedimos de Camilo, filho de Che e promotor de suas ideias, como diretor do Centro Che, que preserva parte do extraordinário legado de seu pai”, escreveu.
De acordo com a Agência Cubana de Notícias, Camilo morreu em Caracas, na Venezuela.
Camilo Guevara March dirigiu o Centro de Estudos encarregado de promover o conhecimento do pensamento, vida e obra do Comendador Ernesto Guevara.
Segundo a agência Prensa Latina, Camilo estava de visita em Caracas e morreu “por consequência de um tromboembolismo pulmonar que levou a um ataque cardíaco”.
Camilo Guevara era um dos quatro filhos do revolucionário argentino com a cubana Aleida March. Os outros são Aleida, Celia e Ernesto. Che teve outra filha, Hilda, já falecida, de seu casamento anterior com a peruana Hilda Gadea.
Formado em Direito, Camilo era diretor do Centro de Estudos Che Guevara, em Havana, instituição dedicada a perpetuar a obra e pensamento de seu pai.
cm7