Mundo – O Rio Grande do Sul recebeu um gesto de solidariedade e apoio em meio à tragédia das enchentes que assolam o estado. Neste domingo (5/6), o Papa Francisco incluiu as vítimas das chuvas e enchentes em suas orações durante o Regina Caeli, na Praça de São Pedro, no Vaticano.
No tradicional momento de súplica católica, o pontífice expressou sua preocupação e solidariedade com as populações do Estado do Rio Grande do Sul, no Brasil, que foram duramente atingidas pelas inundações. Em suas palavras, o Papa pediu ao Senhor que acolha os mortos e console as famílias enlutadas, além de oferecer conforto àqueles que tiveram que abandonar suas casas.
O gesto do Papa Francisco vem em um momento de grande dor para o povo gaúcho, que enfrenta uma situação de calamidade devido às fortes chuvas que castigam a região desde o dia 28 de abril. O número de mortos no Estado já chega a 75, de acordo com informações da Defesa Civil do Rio Grande do Sul, com outras 6 mortes ainda em investigação.
Dom Jaime Spengler, presidente da CNBB (Conferência Nacional dos Bispos do Brasil) e arcebispo de Porto Alegre, destacou a gravidade da situação, relatando que o centro administrativo da arquidiocese da capital e várias igrejas foram afetadas pelas enchentes. Segundo ele, trata-se de uma situação jamais vista não só na região, mas em todo o Estado.
CM7