O serviço de Inteligência dos Estados Unidos alertou que Israel pode ser alvo de ataques do em breve. De acordo com fontes americanas, só falta definir a data dos ataques. Os bombardeios lançados a partir do Irã poderiam acontecer com o emprego de mísseis guiados de alta precisão, além de drones.
Os alvos seriam prédios militares e do governo de Israel. Os Estados Unidos estão em alerta máximo sobre possíveis ataques retaliatórios do Irã e os diplomatas dos EUA têm trabalhado para diminuir as tensões. O grupo islâmico palestino Hamas atacou Israel em 7 de outubro, matando 1.200 pessoas, de acordo com os registros israelenses.
Desde então, o ataque militar de Israel a Gaza, governada pelo Hamas, matou mais de 33.000 pessoas, de acordo com o Ministério da Saúde local, deslocou quase toda a população de 2,3 milhões de habitantes de Gaza, causou uma crise humanitária e levou a alegações de genocídio que Israel nega.
Grupos apoiados pelo Irã declararam apoio aos palestinos, realizando ataques a partir do Líbano, Iêmen e Iraque. O governo iraniano tem evitado o confronto direto com Israel ou com os Estados Unidos, ao mesmo tempo em que declara apoio a seus aliados.
CM7