Brasil – Dois helicópteros das Polícias Civil e Militar foram atingidos por tiros no bairro da Penha, zona norte do Rio de Janeiro, na manhã desta segunda-feira (9), durante uma operação para prender os líderes da facção criminosa CV (Comando Vermelho).
Em vídeos, compartilhados nas redes sociais, é possível ouvir os tiros e um dos helicópteros descendo para pouso forçado. A aeronave ficou danificada e houve muita fumaça na região.
As armas utilizadas pelos criminosos são de grosso calibre. Até o momento, não há notícia de feridos. A megaoperação ocorre nos bairros da Maré, Penha e Cidade de Deus, onde os agentes cumprem ao menos cem mandados de prisão. As aulas desta manhã foram canceladas em escolas da região.
URGENTE: mil agentes das forças estaduais de segurança do RJ, iniciam grande operação de combate ao crime no Complexo da Maré, Vila Cruzeiro e Cidade de Deus, com uso de helicópteros e blindados. O objetivo da ação é cumprir mais de 100 mandados de prisão contra cúpula do Comando… pic.twitter.com/5qsXZJQv6v
— Alan Lopes (@AlanLopesRio) October 9, 2023
A Vila Cruzeiro tem uma maior concentração de policiais, que entraram armados nas comunidades.
Os moradores do Rio de Janeiro estão apavorados com a intensidade da troca de tiros que ocorre nesses bairros. “Só queria ir para a faculdade, não aguento mais morar na Penha”, escreveu uma internauta.
Clima de guerra no complexo da penha.
— Pega a Visão RJ News (@PegaVisaoRjNews) October 9, 2023
Pneus foram incendiados, para dificultar o apoio dos helicópteros. pic.twitter.com/ULo8trCrtw
A megaoperação de hoje teria como objetivo prender lideranças do CV que ordenaram o homicídio de quatros traficantes, achados mortos dentro de carros na noite de quinta-feira passada. Esses homens teriam sido executados em um tribunal de Justiça paralelo, por terem se enganado e assassinado os ortopedistas, quando tentavam matar um miliciano rival.
Em uma das ações no Complexo da Maré, a polícia descobriu um laboratório de refino de drogas e produção de explosivos.
Créditos: Metrópoles