Manaus – Uma megaoperação da Polícia Federal, batizada de Operação Narco Grooming, foi deflagrada em Manaus nesta terça-feira, 16/4, com o intuito de desarticular um grupo criminoso envolvido no aliciamento e financiamento de “mulas” do tráfico de drogas em âmbito interestadual.
Mais de 70 policiais federais foram mobilizados para cumprir mandados de prisão preventiva, medidas cautelares, busca e apreensão, além do sequestro de dezenas de veículos em endereços em Manaus/AM, Tabatinga/AM e Sorocaba/SP.
A ação foi concentrada no condomínio Topázio, localizado no bairro Parque 10. As investigações revelaram a atuação de um grupo criminoso especializado em recrutar e financiar pessoas para transportar drogas para diferentes estados do Brasil, com destaque para São Paulo. A intensa operação levou à prisão em flagrante de um indivíduo no aeroporto internacional de Manaus, portando mais de 10 kg de entorpecentes.
Além de desvendar a estrutura de aliciamento, transporte e recepção das drogas, as autoridades identificaram os mecanismos utilizados pelo grupo para lavagem de dinheiro, envolvendo indivíduos interpostos, empresas de fachada e transações envolvendo veículos.
As medidas cautelares adotadas têm como objetivo colher provas que confirmem as ramificações do esquema, a origem e o destino das substâncias ilícitas, bem como a identificação de outros envolvidos no esquema. As penas previstas para os crimes de tráfico de drogas, associação para o tráfico e lavagem de capitais podem ultrapassar três décadas de privação da liberdade.
CM7