O Primeiro Seminário Estadual de Prevenção e Combate ao Uso de Drogas: Estratégia e Impacto foi realizado na Assembleia Legislativa do Estado do Amazonas (Aleam), nessa segunda-feira (26). O evento foi organizado com o objetivo de conscientizar a sociedade sobre a importância da prevenção e combate ao uso de drogas e contou com a participação de especialistas, autoridades locais, profissionais da área de saúde, estudantes e membros da comunidade em geral.
Durante o evento, foram abordados diversos aspectos relacionados ao problema do uso de drogas, incluindo as estratégias de prevenção e os impactos causados pela dependência química na sociedade. Além disso, o seminário proporcionou a oportunidade de compartilhar experiências bem-sucedidas de prevenção e combate ao uso de drogas.
Assistente Social e subsecretária da Semasc, Graça Prola, parabenizou o Deputado Daniel Almeida pela a iniciativa de proporcionar o encontro para debates sobre o tema. “O gabinete do Deputado está de parabéns, o empenho da equipe foi fundamental para que a gente pudesse se reunir, não só as organizações do poder público, mas tenho certeza que temos aqui representações de vários movimentos”, disse.
Programas de Prevenção
Durante o Seminário, foi ressaltada a importância de vários programas sociais existentes no Estado, como o Formando Cidadão, o Pró-vida, o Proerd e Pense Antes, que desempenham um papel crucial na sociedade, pois visam promover a conscientização e a formação de cidadãos responsáveis e comprometidos com valores éticos e sociais.
O Major Roberto Vieira, Coordenador do projeto Formando Cidadão, da PMAM (Polícia Militar do Amazonas), ressaltou a importância do projeto na vida dos jovens. “É um programa que visa dar oportunidade a adolescentes em situação de vulnerabilidade social, na capital e no interior, por meio da prática de esportes, artes, lazer, ações cívicas e sociais, ambientais, práticas profissionais, bem como o encaminhamento ao mercado de trabalho”.
“O objetivo é oferecer uma proposta de convivência e ação educativa que os auxilie no seu desenvolvimento integral, preparando-os para o exercício da cidadania”, alertou Vieira.
Componente da Atenção Especializada em Saúde Mental
Os Componente da Atenção Especializada em Saúde Mental (CAPS) são serviços especializados em saúde mental de caráter territorial e comunitário. O foco primordial baseia-se no atendimento intensivo e na reabilitação de pessoas com transtornos mentais mais graves e persistentes, assim como uso abusivo/compulsivo de álcool e outras drogas, que necessitam de cuidado através de grupos, oficinas, atendimentos individuais e familiares, desenvolvidos através do Projeto Terapêutico Singular (PTS).
A psicóloga Joanne Oliveira, do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas – Doutor Afrânio Soares, reforça a importânciado serviço em cada zona da cidade, mas ressalta que atualmente o serviço ainda não é o ideal, “justamente porque uma das premissas do CAPS é funcionar no território, conhecer as pessoas pelo nome, conhecer os espaços dos territórios, e isso nós ainda não conseguimos fazer em Manaus. No entanto, a perspectiva é que nos próximos anos, mais serviços sejam inaugurados”.
Deputado Daniel Almeida reforça a importância da conscientização
O Deputado Daniel Almeida afirmou que o seminário será o primeiro de muitos eventos voltados para essa temática. “O meu desejo é que essa discussão relacionada à temática do uso de drogas e prevenção seja cada vez mais recorrente junto à sociedade, contribuindo para a conscientização da sociedade e o desenvolvimento de ações efetivas de prevenção e combate a esse grave problema social”.