Remédio experimental chega ao Brasil e Lito Sousa deve receber dose em breve

São Paulo – O piloto Lito Sousa está mais perto de iniciar o tratamento experimental contra a doença de Creutzfeldt-Jakob. O medicamento ALN-6457 chegou ao Brasil neste fim de semana e já está no Hospital Albert Einstein, em São Paulo, onde ele é acompanhado.

A substância foi enviada de Nova York e chegou ao Aeroporto de Guarulhos entre a noite de sexta-feira (11) e a madrugada de sábado (12). Após a liberação pela Receita Federal e pela Anvisa, o medicamento foi transportado de helicóptero até o hospital.

A rapidez foi necessária porque o potencial terapêutico do remédio pode diminuir com o passar do tempo. Os procedimentos para a liberação foram preparados previamente e concluídos em poucos minutos.

Lito havia recebido alta no início de setembro e estava sendo cuidado em casa. No dia 4, a Anvisa autorizou, de forma específica, a importação e o uso do ALN-6457 pelo piloto, após o Einstein solicitar a autorização.

O medicamento foi disponibilizado pela Regeneron Pharmaceuticals por meio de um programa de uso compassivo. A substância ainda não possui registro comercial no Brasil e está em fase pré-clínica, sem estudos clínicos iniciados em humanos para doenças priônicas.

O ALN-6457 utiliza uma tecnologia de RNA de interferência (siRNA), que busca diminuir a produção da proteína priônica. A expectativa é que essa estratégia possa ajudar a retardar a evolução da doença, que provoca danos progressivos aos neurônios.

Fonte: D24am.