Alerta: Brasil já registra 20 casos de varíola dos macacos em bebês

Compartilhe:

Brasil – De acordo com o Ministério da Saúde, 20 casos de varíola dos macacos em bebês e crianças de zero a quatro anos foram confirmados até o dia 13. As informações são do boletim epidemiológico divulgado nesta terça-feira (23).

Recentemente, a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo confirmou que um bebê do sexo masculino de dez meses apresentou sintomas da doença no último dia 11. Um exame foi realizado e confirmou a varíola dos macacos.

“A criança se encontra em isolamento domiciliar e, no momento, está clinicamente estável e sem sinais de agravamento, com quadro clínico característico para a doença, com febre e lesões cutâneas”, diz a pasta em nota. 

Na Bahia, um bebê de dois meses testou positivo para a doença no dia 5 de agosto. Até o momento, a Secretaria da Saúde do Estado não informou mais detalhes a respeito do caso.

Segundo o Ministério da Saúde, as crianças são consideradas grupo de risco por não terem um sistema imunológico capaz de combater o vírus. Contudo, isto não signifique que todas irão evoluir para quadros graves.

Até o momento, a única morte registrada pela doença no país foi de um homem de 41 anos com imunossupressão grave que estava internado em Belo Horizonte (MG).

*Com informações do RicMais*.